quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Anotações gerais para boa compreensão do Informe da Moda.

Como já falamos anteriormente, o Informe da Moda, editado pelo Corte Centesimal, além de sugerir modelos da moda em vigor, realiza sua interpretação a partir dos moldes básicos. O Informe da Moda ajuda a você a praticar o que aprendeu, e assim, continuar se aprimorando, sem contar mais com a presença física de uma professora.

A linguagem adotada nas modelagens apresentadas no "Informe da Moda" é o desenho. Para interpretar os moldes do Informe da Moda, é necessário conhecer ou já trabalhar com o Método Centesimal. Caso você tenha o nosso material, verifique na folha de "Convenções" de seu livro do Método de Corte Centesimal (MCC) ou do Sistema Moldecópia (SM) o significado de cada traço utilizado. Esta é a nossa linguagem.

Anotem aí: as cotas indicadas com números referem-se ao Método de Corte Centesimal (MCC) e as cotas indicadas com letras referem-se ao Sistema Moldecópia (SM).

Os moldes básicos dos diversos tamanhos de manequim são "as referências" para se traçarem as modelagens. Nos Corpinhos sempre prevalece a medida de Peito (P); as demais medidas podem ser alteradas, dependendo das características de cada corpo, pois nem todo mundo tem as medidas-padrão adotadas. Nas Saias e Calças prevalece a medida dos Quadris (K).

Para costura individual, após determinado o número do manequim, sempre prevalece a medida de P (peito) e de K (quadris), porém você deverá comparar as demais medidas constantes na tabela com as suas medidas individuais, alterando as que forem necessárias. O molde resultante é que chamamos de "molde ideal".

Esse "molde ideal" é o ponto de partida para a modelagem do modelo escolhido. Ele é a base de sua modelagem na costura individual.

Observe muito bem o modelo apresentado para que você possa captar os efeitos sugeridos. Só depois de bem analisado você irá iniciar a modelagem no tamanho do manequim desejado.


PARA MARCAR DETALHES DOS MODELOS:

Existem dois tipos de medidas:

- As de contorno (medidas horizontais) que são tomadas em volta do corpo;

- As de comprimento (medidas horizontais, com exceção da medida de ombro) que vão de um ponto ao outro.

As medidas de contorno indicam a largura do corpo, as de comprimento se relacionam com a sua altura;

A medida de Peito (P) determina a numeração da Escala a ser usada nos corpinhos;
A medida de Quadris (K) determina a numeração das saias e calças.

Já os comprimentos são marcados nos moldes com a fita métrica, com as medidas pessoais, porém, nos detalhes dos modelos do Informe da Moda, como orientação, são assinalados em cotas de Escala.

Estas cotas serão excessivas para as pessoas acima do peso em relação à sua altura e insuficientes para as pessoas magras.

Para guardar melhores proporções, marcar nos comprimentos (medidas verticais) as cotas da Escala que corresponde ao padrão de sua altura. Ver a tabela feminina:

Altura Manequim
1,50 m 36
1,52 – 1,54m 38
1,56 – 1,58m 40
1,60 – 1,62m 42
1,64 – 1,66m 44
1,68 – 1,70m 46
1,72 – 1,74m 48
1,76 – 1,78m 50

O Corte Centesimal oferece moldes básicos em miniatura, no tamanho de manequim 22 - Mm-22 (escala 54 cm). Com estes moldes básicos que representam com exatidão qualquer outro tamanho, você poupa tempo, poupa papel e ganha em comodidade para exercitar as modelagens apresentadas no Informe da Moda. Somente praticando você alcançará segurança no seu trabalho.

Colecione em pasta os exemplares do Informe da Moda e você obterá, dentro de algum tempo, um excelente curso de "Interpretação de Modelos". Qualquer dúvida, escreva para nós: atendimento@cortecentesimal.com.br.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Qual a medida de busto e quadril que vcs usam SM?

    leila_model@hotmail.com

    ResponderExcluir

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)