terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Quero abrir uma confecção de roupas. Por onde começar?

Capa do Manual do Sebrae - Ponto de Partida: Como montar uma confecção

Para quem pretende abrir a sua própria confecção de roupas, aí vai uma dica bem útil. O Sebrae possui um "manual", com orientações essenciais de como montar um determinado negócio, desde o seu início, da sua concepção até a sua realização, chamado Ponto de Partida.


Além disso, o Sebrae oferece consultoria gratuita em diversas áreas para quem quer abrir o seu próprio negócio. Aqui em Belo Horizonte, o Sebrae disponibiliza o manual "Ponto de Partida - Como abrir uma confecção?", que orienta os futuros empreendedores. 

Da nossa parte, o que podemos fazer, é sugerir um dos nossos dois métodos de modelagem de roupas, que você pode vir adotar na sua confecção. Uma boa modelagem é fundamental para o sucesso de qualquer confecção.

Quantas e quantas vezes, você não comprou uma roupa, que a modelagem não caia bem? Onde a pinça estava torta ou fora do lugar? Pelo menos 50% do resultado final de uma roupa depende da modelagem. Não adianta somente a boa qualidade do tecido e de uma confecção esmerada se a roupa não veste bem - ela tem também que apresentar um caimento perfeito.

Com o Método de Corte Centesimal ou com o Sistema Moldecópia, você vai aprender uma técnica de modelagem de roupas, que permite que você faça a roupa que quiser, para quem quer que seja independente se a pessoa é alta, magra, se tem peito, pouco quadril, ombros estreitos etc. 

Então, para quem está interessado em montar uma confecção de roupas, não deixe de conferir. É muito interessante e está disponível para todo mundo. Para ter acesso, basta preencher um cadastro gratuito no site do Sebrae. Aí vai link:

Ponto de Partida - Saiba como montar uma confecção

E o Corte Centesimal está lá também, marcando presença. Ele aparece no Manual, na lista de indicações de cursos. Ou seja, a melhor maneira é conhecendo tudo sobre modelagem de roupas. Para ter segurança e conhecimento suficientes para passar para toda equipe, que ficará responsável pela sua confecção. Agora você já sabe por onde começar!

Procure o Sebrae do seu estado para ter mais informações:

Site do Sebrae MG: http://www.sebraemg.com.br

Site do Sebrae: http://www.sebrae.com.br/

41 comentários:

  1. Ola!
    Eu tenho uma loja de bijouterias em goiania na estaçao goiania, e pretendo concíliar na loja a venda de roupas femininas, fazendo um mix de todos os acessorios.
    Só nao sei por onde começar, a confecçao.
    gostaria de saber por onde começar.
    obrigado!

    Genésio Neto.
    e-mail: genesio.gns@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. quero mais informaçoes sobre confecçoes; por favor entrem em contato; obrigada. elisangela_catarino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. OLa sou a Inês setou montando uma confecção e gostaria de poder contar com a ajuda de voces estou um pouco perdida em q curso devo fazer primeiro por favor entre em contato comigo
    e-mail: ines_qcivel@hotmail.com
    aguardo sua resposta obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  4. Estou tentando ter acesso ao manual Ponto de partida, pois desejo abrir uma confecção e não consigo acessar. e-mail: beatriz.carvalho@ovi.com

    ResponderExcluir
  5. Estou tentando ter acesso ao manual Ponto de partida, pois desejo abrir uma confecção e não consigo acessar. e-mail: rildocosta2@hotmail.com Uberlândia - MG

    ResponderExcluir
  6. OLA ESTOU QUERENDO FABRICAR EM CASA MESMO PIJAMAS INFANTIS,FEMININOS E MASCULINOS PARA AUMENTAR A MINHA RENDA SERÁ QUE PODEM ME DAR UMA DICA? EU JA TENHO 1 MAQUINA RETA E 1 OVERLOQ E 1 GALONEIRA MAIS AINDA ESTOU MEIO APREENSIVA. FALTA DE GRANA.
    MEU EMAIL É deboraisabel2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. OLÁ SOU JANIEL ! EM BREVE ESTOU ABRINDO UMA FÁBRICA DE CONFECÇÕES, E GOSTARIA MUITO DE ADQUERIR O MANUAL "PONTO DE PARTIDA"! ME DIGA COMO CONSEGUIR. MEU E-MAIL É : janiel54@hotmail.com !!!! SOU DO PIAUÍ E SE PUDEREM ME DA ALGUMAS DICAS, POR FAVOR ME ENVIEM !!! GRATO; JANIEL! OBRIGADO !!!

    ResponderExcluir
  8. Estou tentando ter acesso ao manual Ponto de partida, pois desejo abrir uma confecção e não consigo acessar. e-mail:lucrenato.martins@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Preciso de dicas para começar uma confecção de moda feminina.
    E-mail: pcpatisa@gmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Preciso de umas dicas. Estou querendo abrir uma confecção. Sou do Rio de Janeiro. Meu nome é Fernanda, e mail santiago_fernanda@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  11. Olá,gostaria de ser uma modelista perita,para confeccionar todo e qualquer tipo de roupa usando fita metrica e reguas,sou de são paulo. Meu nome genilza,e-mail:genilza-cruz@hotmail.com
    Obrigado,
    No Aguardo

    ResponderExcluir
  12. Olá gostaria de indicaçao de fabricas especializadas em confecçao de roupas infantis. Quero montar minha marca!!

    Meu email: paulars83@gmail.com
    Sou de Santos/ SP

    ResponderExcluir
  13. ola eu tanbem pretendo montar a uma confeccao gostaria de saber qual curso opitar para comecar, mande email para mim adicleia2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. gostaria de está montando uma confeçaoem minha casa mesmo pois já tenho 4 maq ind 1 colarete 1 cinco fios e 1 overloque mas me falta grana e experiencia para entrar no ramo. aguardo resposta. meu email: aparecidasouza34@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de estar montando uma confcçao em casa pois ja trabalho para facçao mais me pagam pouco e trabalho muito.tenho 1colaret 1 5fios e 3retas.me responda por favor; mf.moda777@gmail.com

      Excluir
  15. Por favor nao consigo acessar Ponto de Partida.
    Como faco. meu e-mail gleicyrocha@hotmail.com.Aguardo uma resposta Obrigada

    ResponderExcluir
  16. ola sou a fatima estou tentando montar uma confecçao mas nao tenho um centavo se quer e nao sei como faser me ajude por favor.ja ate me cadastrei no mei trabalho para facçoes mais ganho pouco e o pagamento demora tanto socorro;mf.moda777@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. ola eu estou mantando uma confcção de roupa moda proquer estou precizado de ajuda hozanna-maria@hotmail.com (obrigada)

    ResponderExcluir
  18. Para abrir confecção, quais materiais você me indicaria, pois fiquei apaixonada por todos... Sou de Sorocaba e meu e-mail é:
    selma.ressio@hotmail.com

    Estou no aguardo e desde já, obrigada
    Selma

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Preciso de dicas para começar uma confecção de moda feminina. Com corte e costura, já faço facção para algumas marcas só q ganho muito pouco e pretendo montar a minha própria marca. Tenho 2 colaretes, 2 overloque, 1 interloque, 3 retas, 1 máq. de cortar viês e 1 ferro industrial. Só q não consigo ir pra frente. O que faço, me ajudem por favor!. Sou do Rio de Janeiro.

    E-mail: nizia_cutis@hotmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  20. olá meu nome é eluam minha mãe começamos a trabalhar com costura em casa.estamos até ganhando bem só eu e ela.mas queremos ampliar temos o sonho de abrir uma confecção ou seja colocar pessoas para trabalhar para nós
    minha mãe é uma ótima encarregada sabe tudo sobre confecção mas infelismente não sabe administrar.
    eu também não sei e quero muito aprender masmo peço ajuda de voçês para me darem dicas.
    por favor entrem em contato comigo o quanto antes
    meu hotmail é(eluammarcos@hotmail.com
    obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
  21. Olá! Queria saber se pode me ajudar a melhorar minha fabrica de roupas: www.kaisan.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie boa noite.
    Preciso de dicas para começar uma confecção de moda feminina e masculina. Com corte e costura, já faço confecção para algumas marcas só que agora pretendo montar o meu próprio negocio. Vocês podem me ajudar ?
    meu email é vanessinha.32@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. oi bom dia quero fabricar minhas proprias roupas mas como sou sozinha nao vou da conta de fazer tudo modelar ;cortar ;costurar comprar tecidos e aviamento tudo sozinha entao o q devo fazer (o q mas gosto de fazer e costurar) me ajude!meu e-mail crisanjos18@live.com

    ResponderExcluir
  24. tenho 30 anos de costura so que agora gostaria de começar a confeccionar roupas para plus size gostaria de saber como faço para conseguir estas modelagem meu e-mail é jaguileme@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ola sou de goiania fabrico diversos tipos de roupas para terçeiros quero fabricar pra mim mesmo mas não sei como vender alguém min de uma dica por favor e de quanto gastaria pra começar esse negocio desde já agradeço. JEJUS o abençoe meu e-mail lindomarjv-ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Querem obter todas essas informações?
    mauro@abravest.org.br

    ResponderExcluir
  27. olá, tenho uma loja de roupas em ribeirão preto, a loja dispõe de multimarcas, mas gostaria de criar uma confecção propria, pois nem sempre encontro o que quero para comprar e vender. qual é o primeiro passa.
    e-mail:
    tropical.rp@ig.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ola tudo bem, me chamo João Paulo tenho 20 anos, moro na cidade de Pindamonhangaba interior de SP e pretendo montar minha propria empresa... minha mae (Eliza) costura desde crianca e hoje faz roupas muito bem apesar do pequeno recurso que tem... Pretendemos montar uma confeccao de roupa porém nao temos moldes para a mesma, todo site que entro nao consigo pegar pois em alguns mostra o modelo sem as medidas e em outros a medida sem o modelo.... Peço que pelo amor de Deus voçês nos ajudem como puderem, pois sozinhos jamais iremos conseguir... desde ja agradeçemos a ajuda
    E-mail: jp.2006rock@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. oi quero montar um negocio quero comprar roupas pra revenda quero montar uma loja queria dicas o meu dinheiro e pouco. mail: sharagabriellytamagno@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, sei costurar mas quero me aperfeiçoar, gostaria de saber o valor do kit corte centesimal, moro em TEIXEIRA DE FREITAS -BA.
    Qualquer coisa entre em contato pelo email : dores-lazaro@hotmail.com.
    Grata.

    ResponderExcluir
  31. Bao Tarde!

    não consegui acessar o manual ponto de partida e também gostaria de saber sobre maquinários etc para confecção de marca própria.

    pode enviar-me material alemartins1109@gmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
  32. Quero saber como devo abrir minha confecção,como começar, claro.
    Estou em Salvador Ba.
    Meu Email Meirabattt@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir

  33. Por favor não consigo acessar Ponto de Partida.
    Como faço. meu e-mail SILVANIMARTIN@GMAIL.COM .Aguardo uma resposta Obrigada


    SILVANI GONÇALVES


    ResponderExcluir

  34. Por favor nao consigo acessar Ponto de Partida.
    Como faço. meu e-mail silvanimartin@gmail.com. Aguardo uma resposta Obrigada

    SILVANI
    PORTO VELHO - RONDONIA






    ResponderExcluir
  35. Tenho 30 anos de experiência em assessorar confecções infantis. Meu trabalho consiste desde a pilotagem até a produção final da roupa, pois trabalho com Free em estilismo, modelista, corte costura, acabamento e embalagem. Trabalho para várias lojas como Alo Bebe, Halloween, Gli Amici, etc...
    Tommaso Mancini - Email: tmancini@globo.com em São Paulo
    Fone: 11-99901-1606.

    ResponderExcluir
  36. Precisando de ajuda pra abrir uma confecção,alguém pode me ajudar?Já tenho todas as maquinas,e os moveis e o ferro.Mas não sei como começar.
    meu e-mail.kellysqm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. oi, gostaria de montar uma ind. de confecção própria, não tenho muita experiência e preciso de bastante orientação.obrigado alex.fornalha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá gostaria de indicaçao de fabricas especializadas em confecçao de roupas infantis. Quero montar minha marca!!

    desde já agradeço a atenção, jthiagogaiao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de montar uma confecçao de marca propria,preciso de dicas e mildes.lidianegog1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. boa tarde sou micro empreendedor tenho maquina de cort mesa maquinas industrial trabalho com modinha feminina por favor alguém me ajuda não sei onde vender desde já agradeço
    suelijoka@hotmail.com

    ResponderExcluir

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! E também o seu nome, é claro!:-)