sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Você pergunta, a gente responde!


O primeiro capítulo, tanto do livro do Método de Corte Centesimal, quanto do livro do Sistema Moldecópia e do Livro das Malhas, é o principal e você deve lê-lo com muita atenção. 

Porque a partir da compreensão desse primeiro capítulo, todos os outros capítulos ficarão muito mais fáceis. Vira quase que uma receita de bolo. No caso do Método de Corte Centesimal, você precisa entender que ao invés de trabalhar com Centímetros, irá trabalhar com unidades da Escala. 

E isso facilita, porque em qualquer tamanho de manequim os números são os mesmos. E assim, tudo fica mais fácil. E se no decorrer dos seus estudos, você tiver qualquer dúvida, vá anotando e depois envie para nós.

Como usar as Escalas do Método de Corte Centesimal?


As Escalas do Método de Corte Centesimal correspondem às medidas. Por exemplo, se o molde que você vai fazer tem 100 de Cintura, a Escala que você vai usar para a cintura é a 100. Então, toda vez que você encontrar um número, pedindo uma medida C (Cintura), você usa a escala 100.

Um exemplo prático:
Veja capítulo da Saia Alfaiate no seu livro do Método de Corte Centesimal: você usa para fazer saia, os perímetros de Cintura (C) e Quadris (K). Então você separa a Escala de Cintura e a Escala de Quadris.

Nesse exemplo, a Escala 100 para a cintura e 113 para quadris. Onde mandar colocar C, você usa a Escala 100. Onde pedir medida K você usa a Escala 113. E quando você não encontrar uma letra junto, é porque a que manda é a que está determinada embaixo do desenho do molde (na saia você encontra escrito que é o K que manda). Tente fazer esta saia alfaiate e depois nos dê um retorno.

Não se esqueça: se na cintura pede pra você marcar 50C + 6K, você pega a Escala 100 e marca os 50 tracinhos (unidades/cotas) e pega a Escala 113 e marca 6 tracinhos (unidades/cotas).



Como usar as Escalas do Sistema Moldecópia?



Primeiro, em relação às Escalas, use a Escala referente ao seu manequim. Por exemplo: vamos imaginar que você esteja fazendo uma saia tamanho 42 e já conferiu as modificações de medidas que foram necessárias no molde básico: cintura, quadril, comprimento da saia. Aí imagine que você queira fazer a saia com pala e prega, que está no Livro. Você vai trabalhar com o Molde 42 e a Escala 42.

Você risca num papel este molde básico já conferido e vai colocar nele as modificações que o modelo da saia pede: riscar a pala, aprofundar a pinça e dar mais roda na saia. Estas letras que estão indicadas no desenho são as medidas que você vai usar, com a escala 42.

Os desenhos de modelos que estão no livro são como receitas de bolo. Você segue como manda fazer e vai ficar igualzinho ao que está no livro. Nos desenhos, o que está em cinza é o que era o molde básico e, na linha grossa o novo molde do modelo. Agora, se você quiser fazer esta saia tamanho 36, vai acontecer a mesma coisa: você vai usar o molde básico tamanho 36 e a Escala 36. E a saia vai ficar igualzinha à 42, só que no tamanho 36!

Outra informação: quando o desenho pedir, por exemplo, EC, você marca o tamanho do E (que está marcado em cinza) e marca o C (que está marcado em branco). Você pula o D, porque ele não foi pedido. 
É a mesma coisa de régua só que sem números e sim com letras.


Como usar as Escalas do Livro das Malhas?



O Livro das Malhas é uma sequência do Sistema Moldecópia que é a modelagem em tecido plano. Portanto, as Escalas são as iguais. A explicação sobre o uso das Escalas é mais rápida neste livro porque é raro a venda deste material sozinho. 

Primeiro, leia com atenção o 1º Capítulo onde está apresentada a maneira de usar o nosso método. Na página 8, tem uma apresentação dos moldes que acompanham o livro e na página 10 a apresentação das Escalas. O que acontece é que as medidas indicadas nas modelagens não são em centímetros e sim em cotas. E quando você for, por exemplo, fazer uma modelagem tamanho 42, você tem que trabalhar com a escala 42 e em vez de trabalhar com centímetros, você trabalha com as cotas.

Por exemplo na página 30, camiseta regata, no desenho, o que está em cinza é o molde básico que você passa o tamanho que quiser para o papel e trabalha com a mesma escala (tipo molde 42 e escala 42 ou molde 46 e escala 46). Por aí você vê como é interessante porque você pode trabalhar com qualquer tamanho e as instruções são as mesmas.

Onde manda descer DE no decote você mede na escala como se fosse uma régua, marca do início do D até o final do E. No ombro marca CD e risca o novo decote da camiseta. No comprimento desça DEF para baixo da cintura, como sugestão. Se quiser pode fazê-la mais comprida ou mais curta. As medidas são sugestões. 

----------------------------------------------------------------
Observações:
* Se você já utiliza o nosso material e tiver qualquer dúvida, comentário ou crítica em relação a parte técnica dos livros, por gentileza, encaminhe diretamente para Júnia Franco, no e-mail junia@cortecentesimal.com.br.

* Caso você queira adquirir os nossos materiais, entre em contato conosco, pelo Fale Conosco, ou envie a sua mensagem diretamente para a Lúcia, no e-mail atendimento@cortecentesimal.com.br. Não se esqueça de informar a sua cidade.

Todos os nossos produtos tem os Direitos Autorais garantidos por lei e cópias são proibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)