terça-feira, 26 de abril de 2016

Sistema Moldecópia. O que é?


Para quem está chegando agora no nosso blog, vamos falar mais um pouquinho sobre o Sistema Moldecópia. Afinal, é sempre muito bom falar sobre ele, que também nos dá tanto orgulho. E assim, você poderá escolher com mais conhecimento e segurança, o método de modelagem de roupas para tecidos planos, que melhor te atenderá. Lembre-se que já falamos aqui no blog, anteriormente, sobre o Método de Corte Centesimal. 


Material que compõe o Sistema Moldecópia.


O que é o Sistema Moldecópia?

O Sistema Moldecópia é o segundo método de modelagem de tecidos planos do Corte Centesimal. Ele foi desenvolvido a partir do tradicional "Método de Corte Centesimal", por Dora Mello Silva Teixeira (filha da criadora do Método de Corte Centesimal, Carmem de Andrade Melo Silva). 

Da segunda geração da família Centesimal, Dora foi a filha responsável em dar continuidade a obra inicial, e acabou criando outros produtos que atendem o segmento da confecção. A empresária, profunda conhecedora dos segredos da modelagem, possui mais de 60 anos de experiência em modelagem de roupas. 

No Sistema Moldecópia os moldes básicos já estão prontos em todos os tamanhos de manequins. E você constrói os modelos das roupas a partir desses moldes básicos que acompanham o livro. Os moldes básicos são apresentados nos tamanhos de manequins de nº 22 (recém-nascido) ao nº 54 (adulto avantajado).

Com o objetivo de obter os moldes de maneira mais rápida e, ao mesmo tempo, preservando a exatidão do Método de Corte Centesimal, Dora adaptou o uso de seus Escalas para atender ao Moldecópia. Através dessas Escalas, garante-se a proporção dos traçados e das modelagens, sem depender de cálculos ou contas.

Conjunto de Escalas que acompanham o Livro do Sistema Moldecópia

Os moldes básicos, que acompanham o livro do Sistema Moldecópia, permitem traçar roupas perfeitas, de caimento impecável, de todos os tamanhos, desde os infantis até as de adulto, no manequim 54. Cada molde do tamanho desejado é obtido pela união dos pontos, marcados através dos orifícios existentes, no cartão plastificado, de dois em dois, com o auxílio da própria margem do molde. Outra opção é a cópia do gabarito em papel transparente.


Combinações da forma de usar os moldes básicos do Sistema Moldecópia 

Acompanha do Livro do Sistema Moldecópia

- Jogo de Escalas, que irão manter a proporção na modelagem.
- Conjunto de Moldes Básicos, em cartão plastificado e com as marcações dos manequins furadas, sendo: Corpinho e Calça – Frente e Costas, Gola, Manga e Saia, nos tamanhos 22 ao 54.
-  Esquadro Auxiliar (feito do mesmo material dos moldes básicos). 

Tudo dentro de uma sacola de TNT. As Escalas do Sistema Moldecópia são letradas. E junto, como cortesia, vai um conjunto de Molde.Miniatura (Mm22). 



Na foto: Moldes da Saia Básica, Manga, Gola, e esquadro auxiliar, em papel plastificado, com os orifícios marcados. 
Os moldes obedecem a uma tabela padronizada. Os tamanhos de manequins são determinados por medidas de contorno (perímetro). Um perímetro principal define o tamanho do manequim das peças que vestem o corpo.
Conjunto de Molde Básico do Corpinho - Frente e Costas - que faz parte do Livro do Sistema Moldecópia.

Por exemplo: a medida de tórax ou peito (P) é a que define o manequim do Corpinho. Porém, numa modelagem individual, se alguma das medidas não coincidir com as medidas do padrão adotado, elas serão facilmente adaptadas.

As Escalas do Sistema Moldecópia e seu uso:

Num sistema de corte em que as referências são feitas em centímetros, qualquer detalhe tem que ser determinado com uma medida para cada tamanho, através de tabelas.

Suponhamos que, num molde 42, se determine 12 centímetros como largura de um bolso. Essa cota seria excessiva para o manequim 38 e seria pequena para o manequim 50.

Com o uso da Escala, essa indicação é imensamente mais simples, pois ela será proporcional em qualquer tamanho. A Cota é a mesma em qualquer tamanho do molde, o que muda é a Escala.

O que altera o tamanho dos moldes são as Escalas empregadas.

Observando as Escalas:

A numeração de uma Escala representa uma medida de contorno (Perímetro).
As Escalas e os moldes tem a mesma numeração.

Cada Escala é dividida em 6 partes: A, B, C, D, E e F. O sombreamento entre as letras facilita observar os limites de cada cota. Cota é uma medida da Escala.

Ao se determinar o tamanho de um manequim, está sendo definida também a Escala a ser usada. As cotas de manequim em um molde são assinaladas pelas letras das Escalas.

Uma cota de Escala, determinada num molde, mantém-se rigorosamente proporcional também em outros tamanhos de manequim. Automaticamente ela cresce num molde maior e diminui num molde menor. As cotas assinaladas são as mesmas para qualquer pessoa. O que muda é a Escala. Já os comprimentos (medidas verticais) são marcados em centímetros.

Para quem o Sistema Moldecópia é mais indicado?
Para quem quer mais agilidade na hora de fazer os moldes. É indicado também para confecções.


Quem usa o Sistema Moldecópia? 
O Sistema Moldecópia é utilizado no curso técnico de Produção de Moda do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Irati, no Paraná, já foi utilizado no curso de Corte & Costura, do projeto social oferecido pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, entre outras instituições. 

Obs: O Corte Centesimal possui um cadastro de instrutoras credenciadas em todo o Brasil. Para conferir se há alguma instrutora na sua cidade, confira aqui no blog ou no nosso site: www.cortecentesimal.com.br.

Para adquirir os produtos do Corte Centesimal:

1- Compre nossos produtos na nossa loja virtual do Corte Centesimal em www.centesimal.com.br, onde você poderá comprar em até três vezes sem juros, com seu cartão de crédito, ou ainda através de cartão de débito ou boleto.

2 - Compre também através de nosso atendimento telefônico personalizado, para pagamento por depósito bancário.  Para isso, entre em contato com atendimento@cortecentesimal.com.br.

3- Compre com nossas instrutoras credenciadas, que trabalham com os produtos originais Corte Centesimal. A relação de nossas instrutoras está disponível aqui no blog, ou no nosso site: www.cortecentesimal.com.br


Obs: Nem todas as instrutoras possuem o material para vender. Confirme conosco, se a instrutora da sua cidade, tem o material disponível para venda. 

Para informações sobre os nossos produtos: 
Instagram: @cortecentesimal
Telefone: (31) 3537-5292

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, não se esqueçam de deixar um e-mail de contato e de informar a sua CIDADE. Sem o e-mail, não temos como responder. Agradecemos a visita! :-)