quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Como comprar os materiais do Corte Centesimal?

Sobre o Mercado de Moda

O mercado de trabalho na área de Modelagem do Vestuário está carente de bons profissionais. Uma boa modelista está sendo muito disputada, porque a modelagem responde por 50% da qualidade da roupa. E, como a modelagem é muito técnica, são poucos os profissionais para o tamanho do mercado atual. Os cursos de Design de Moda estão lotados de estudantes mas, no campo da modelagem, poucos continuam.

Os pré-requisitos para esta área são os mesmos que para uma pessoa que gostaria de fazer arquitetura (só não precisa de tanta matemática!). Seja para fazer moldes na mão (desenhando) ou no computador, o aprendizado é o mesmo. O domínio de uma boa técnica de modelagem de roupas é fundamental para o sucesso de qualquer confecção. E é isso que nós, do Corte Centesimal, temos para oferecer: uma técnica de modelagem de roupas que vem se aperfeiçoando ao longo dos anos, ajudando a dar vida a sonhos e planos.

Como comprar os materiais do Corte Centesimal? 


Imagem da nossa loja virtual: www.centesimal.com.br


1- Compre nossos produtos na nossa loja virtual do Corte Centesimal em www.lojacentesimal.com.br, onde você poderá comprar em até três vezes sem juros, com seu cartão de crédito, ou ainda através de cartão de débito ou boleto.

2 - Compre também através de nosso atendimento telefônico personalizado, para pagamento por depósito bancário.  Para isso, entre em contato com atendimento@cortecentesimal.com.br.

3- Compre com nossas instrutoras credenciadas, que trabalham com os produtos originais Corte Centesimal. A relação de nossas instrutoras está disponível aqui no blog, ou no nosso site: www.cortecentesimal.com.br

4- Compre pessoalmente com a nossa instrutora Cida, em Belo Horizonte (MG), no endereço:
Rua da Bahia 1.148 - Sala 517, Ed. Maletta. Telefone: (31)99206-6704 / 4112-0643

Sobre o Corte Centesimal 

O Corte Centesimal - fundado em 1952, em Belo Horizonte, MG - é a empresa mais tradicional no País, no setor de formação de profissionais que trabalham com modelagem do vestuário. A empresa leva o mesmo nome do conhecido "Método de Corte Centesimal" criado em 1934, pela mineira Carmem de Andrade Mello Silva. O Corte Centesimal atende desde universidades, que oferecem cursos de Design de Moda, até confecções, profissionais interessados em se especializar na área e pessoas em busca de aprender como hobby. Nós oferecemos métodos didáticos que ensinam a parte da modelagem de roupas. Solução em modelagem do vestuário é o nosso negócio. 


Sobre a Modelagem do Vestuário. O que é? 

Foto de divulgação do Corte Centesimal. Proibido o uso sem autorização. 

Em todo trabalho a ser realizado na produção do vestuário, existem duas fases distintas: a de preparação e a de execução. A preparação corresponde ao corte e a execução, à costura. A parte referente ao corte é aprendida através do Método de Corte Centesimal ou do Sistema Moldecópia.

Esses são os dois métodos de modelagem de roupas para tecido plano do Corte Centesimal. Nossos métodos ensinam como obter os moldes básicos e a técnica usada para modificá-los em busca de diferentes efeitos. 

E a modelagem de roupas é a parte mais importante no processo de construção de uma roupa. Primeiramente, o estilista cria o desenho. Mas, quem dá vida, quem tira do papel a criação é o modelista. Bons modelistas são muito valorizados no mercado e são bastante disputados por confecções. E mesmo que você não venha trabalhar diretamente com a modelagem é importantíssimo você entender bem, independente do caminho que você vai seguir.

Portanto, com o Método de Corte Centesimal, ou com o Sistema Moldecópia, você vai aprender uma técnica de modelagem de roupas que irá permitir que você faça o que quiser, para quem quer que seja, independente do tipo de corpo. Roupas femininas e masculinas. Para adultos e crianças. 

E o melhor, tudo sobre modelagem das peças básicas do vestuário, num único livro. Você não precisa comprar vários exemplares, para aprender sobre “Saias”, “Calças”, “Blusas” e outras peças básicas do vestuário. Os livros do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia estão divididos assim: Instruções, Saias, Corpinhos, Golas, Mangas, Roupas Esportes (masculina e feminina), Roupas Masculinas, Blazers e Casacos, Roupas Infantis e Recursos Técnicos.

Com os nossos métodos você economiza dinheiro, ganha conhecimento e um mundo de novas oportunidades se abre para você. Seja como um hobby, ou até mesmo se aperfeiçoar para abrir o seu próprio negócio.  

A partir deles, outros produtos do Corte Centesimal foram criados para atender as diversas necessidades, sejam elas profissionais ou pessoais.

E os livros do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia ganharam novas edições em Agosto de 2012. Essas edições trazem uma apresentação do que é modelagem de uma maneira mais detalhada, com mais desenhos, uma linguagem mais clara, o traçado passo-a-passo, tudo explicado para que você tenha mais apoio, segurança e autonomia para executar os traçados dos moldes. 

Sobre o Método de Corte Centesimal: 

Material do Método de Corte Centesimal: Livro, Escalas e conjunto de Esquadro e Curva Francesa

O Método de Corte Centesimal ensina a estruturar cada molde com medidas individuais. Esse Método se caracteriza por sua exatidão. Intitula-se "Centesimal" porque as principais medidas para o traçado dos moldes foram divididas em 100 partes iguais. Estas divisões estão contidas em pequenas réguas, que chamamos de "Escalas". 

28 Escalas em cartão plastificado do número 30 até 140 cm. 

Cada Escala tem 50 unidades (representando a quarta parte do corpo). As Escalas Centesimal vão de 30 até 140 cm. E, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas as medidas até 280 cm. Com o uso das Escalas Centesimal fica tudo mais simples, pois são eliminados cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente. 


Cada um irá usar a Escala correspondente ao seu manequim. 

Como outros sistemas de corte, as medidas são tomadas tendo como unidade o centímetro. Entretanto, nas medidas horizontais é que se diferencia de todos os outros sistemas. E é justamente nesse ponto, que se pode comprovar a sua perfeita exatidão. Tais medidas são marcadas com a "Escala" adequada, de modo a conservar proporções com o absoluto rigor. Quem o adota, traça o próprio molde que fica tão perfeito que até prescinde de provas.

Com o Método de Corte Centesimal você vai construir cada molde com as suas medidas exatas. Quando você termina de fazer o desenho do molde, você tem o MOLDE IDEAL, ou seja, o molde certo na medida da pessoa. E depois a pessoa vai fazer a modelagem do modelo em cima desse molde básico. 

O livro do Método de Corte Centesimal está na 50ª Edição. Acompanha o Livro do Método de Corte Centesimal: Jogo de Escalas, Esquadro e Curva Francesa. O Esquadro tem por finalidade traçar os ângulos retos e marcar as linhas perpendiculares. Para isso, dois lados tem que ser usados simultaneamente, um na vertical e outro na horizontal. É usado pra traçar os retângulos de base, onde você irá construir o molde. A curva francesa dá apoio e proporciona harmonia nós traçados das curvas.

O material vai dentro de uma sacola de TNT. Está tudo novo. Não só o livro, como também o conjunto de Escalas e o conjunto de Esquadro e Curva Francesa, em HDF. Esse é o material dos Estojos de Madeira que, hoje em dia, são considerados uma relíquia.

É proibida a venda separada do material. As Escalas são integrantes do Livro e não podem ser vendidas separadamente. 
Link para o site: http://www.cortecentesimal.com.br/corte/index.php/metodo-de-corte-centesimal

Em Belo Horizonte, o Método de Corte Centesimal é utilizado na disciplina de Modelagem do Curso de Graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC e no curso de extensão em Modelagem da Escola Nedi. Ele já foi usado também no curso técnico em “Produção de Moda”, no Instituto de Arte E Projeto (INAP), no Curso de Design de Moda na Faculdade Estácio BH e no antigo curso de extensão em Moda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Ele é muito indicado pra quem quer trabalhar com roupas sob medida, roupas de festa, roupas mais elaboradas e pra quem tem dificuldade de encontrar roupas que se adaptem ao seu corpo. Para quem tem um biótipo que não se encaixa, digamos, nos padrões atuais.

O Método de Corte Centesimal atende muito bem quem quer trabalhar com costura doméstica, como também confecção industrial.

Sobre o Sistema Moldecópia:

Material do Sistema Moldecópia. 
Já o Sistema Moldecópia - nosso segundo método de modelagem de roupas - nasceu a partir do Método de Corte Centesimal e foi criado no final da década de 60. No Sistema Moldecópia as modelagens são realizadas a partir de moldes básicos apresentados nos tamanhos de manequins de nº 22 (recém nascido) ao nº 54 (adulto avantajado). Para muitos, o "Sistema Modecópia" proporciona resultados mais imediatos, por partir de moldes básicos já estruturados, onde você determina o tamanho de manequim desejado, destaca, faz as correções necessárias para modelar o feitio escolhido. Para quem quer mais praticidade, é o mais recomendado pois as ampliações são feitas mais facilmente. 

Conjunto de Escalas e Livro do Sistema Moldecópia

O livro do Sistema Moldecópia está na sua 7ª Edição. Acompanha do Livro do Sistema Moldecópia: Jogo de Escalas, que irão manter a proporção na modelagem; Conjunto de Moldes Básicos, em cartão plastificado e com as marcações dos manequins furadas, sendo: Corpinho e Calça – Frente e Costas, Gola, Manga e Saia, nos tamanhos 22 ao 54, e um Esquadro auxiliar, feito do mesmo material. Tudo dentro de uma sacola de TNT. As Escalas do Sistema Moldecópia são letradas. E junto, como cortesia, vai um conjunto de Molde.Miniatura (Mm22).

No Sistema Moldecópia os moldes básicos já estão prontos em todos os tamanhos de manequins. E você constrói os modelos das roupas a partir desses moldes básicos que acompanham o livro. Os moldes básicos são apresentados nos tamanhos de manequins de nº 22 (recém-nascido) ao nº 54 (adulto avantajado). Ele é ideal pra quem deseja mais praticidade e rapidez, pra fazer uma roupa mais básica, em vários tamanhos diferentes. 

O que altera o tamanho dos moldes são as Escalas empregadas. 

É proibida a venda separada do material. As Escalas e os Moldes Básicos são partes integrantes do Livro e não podem ser vendidos separadamente. 
Link para o site: http://www.cortecentesimal.com.br/corte/index.php/sistema-moldecopia

O Sistema Moldecópia é utilizado no curso técnico de Produção de Moda do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Irati, no Paraná, já foi utilizado no curso de Corte & Costura, do projeto social oferecido pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, entre outras instituições. 

Esses são os dois sistemas do Corte Centesimal e ambos levam a um mesmo resultado. 

Materiais do Corte Centesimal 


Importante: Não há necessidade de adquirir os dois materiais (Método de Corte Centesimal e Sistema Moldecópia). Você deve analisar o que melhor irá te atender, de acordo com os seus objetivos. Repetindo: a diferença entre o Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia é que um trabalha com a criação do molde básico com as medidas da pessoa (Método de Corte Centesimal) e o outro trabalha a partir do molde básico de manequins determinados (Sistema Moldecópia). 

As Escalas dos dois métodos são diferentes. As escalas são em "Unidades" do Método de Corte Centesimal, e em "Cotas" (Letras), do Sistema Moldecópia, mas tudo é equivalente, pois uma unidade na escala do Método de Corte Centesimal equivale a uma Letra A, na escala do Moldecópia; 2 unidades da escala do Método de Corte Centesimal equivalem a B na escala do Sistema Moldecópia; 3 unidades equivalem à letra C na escala do Moldecópia; 4 unidades a AC; 5 unidades equivalem a D etc. No livro do Sistema Moldecópia tem as equivalências.

No nosso site www.cortecentesimal.com.br, em Rede de Ensinos, há uma relação de instrutoras cadastradas em todo Brasil. Todos(as) os (as) instrutores(as) tem autonomia para organizar os seus cursos. Porém, tem o compromisso de só utilizarem nosso material original. Os produtos do Corte Centesimal possuem Direitos Autorais garantidos por lei e cópias são proibidas. 

Após adquirir o seu livro, quando tiver alguma dúvida técnica, algum comentário e crítica em relação ao livro, você poderá enviar diretamente para Júnia Franco, que é a nossa Assessora de Ensino e professora de Modelagem do Vestuário do Corte Centesimal. O e-mail dela é: junia@cortecentesimal.com.br.

Para o bom entendimento do método é muito importante seguir o livro desde o início, sem pular nenhuma página, para entender bem o uso das Escalas. 

O primeiro capítulo, tanto do livro do Método de Corte Centesimal, quanto do livro do Sistema Moldecópia, e do Livro das Malhas, é o principal e você deve lê-lo com muita atenção. Porque a partir da compreensão desse primeiro capítulo, todos os outros capítulos ficarão muito mais fáceis.  No caso do Método de Corte Centesimal, você precisa entender que ao invés de trabalhar com centímetros, irá trabalhar com unidades da Escala. E isso facilita, porque em qualquer tamanho de manequim os números são os mesmos. E se no decorrer dos seus estudos, você tiver qualquer dúvida, vá anotando e depois envie para nós.

A modelagem é uma atividade que exige técnica, prática e raciocínio. A técnica é o que o Método de Corte Centesimal e ou o Sistema Moldecópia oferece para a obtenção de moldes perfeitos. A prática leva a uma maior facilidade para avaliação dos detalhes e para a obtenção de efeitos. O raciocínio é uma habilidade que une a utilização da técnica e a avaliação dos detalhes na busca dos efeitos desejados. Estes requisitos fazem da modelista uma profissional valorizada. praticando é que se obtém a segurança no desempenho do trabalho de modelagem.


Sobre o Livro das Malhas:

Material do Livro das Malhas
Para trabalhar com modelagem de malharia, tecidos elásticos, moda praia, roupas esportivas, lingerie, nós temos o Livro das Malhas. Em 2015 lançamos a 4ª Edição do Livro das Malhas. Nosso objetivo é trazer mais autonomia, confiança e segurança pra você, na hora de trabalhar com a modelagem de malharia.

Acompanha a quarta edição do Livro das Malhas um conjunto de miniatura dos moldes básicos, para ser trabalhada com Escala 22, para praticar, para exercitar a modelagem usando pouco papel e tecido. Esse conjunto de miniatura vem com os moldes básicos da malharia feminina, masculina, maiô e calças e é feito em papel 180 gramas. Para quem tem a edição anterior e quiser adquirir esse conjunto de miniatura, o valor é R$10,00.

Nessa nova edição foram incluídas algumas explicações sobre estrutura básica do molde básico, que também já faziam parte dos livros do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia.
                                                                                                       
Capa da nova edição do Livro das Malhas

O Livro das Malhas é uma sequência do Sistema Moldecópia que é a modelagem em tecido plano. Sabendo usar o Sistema Moldecópia, o entendimento do Livro das Malhas é muito mais fácil. 

O Livro vai numa sacola de TNT e é acompanhado do Conjunto de Escalas e de quatro conjuntos de moldes básicos (em papel 110g) para malharia, nos tamanhos P, M,G, e GG, para crianças e adultos: Malharia Feminina, Masculina e Unissex, Maiô e Calça. Os Moldes Básicos facilitam o trabalho e as Escalas garantem as proporções dos detalhes dos moldes em seus diversos tamanhos.

Os moldes básicos do Livro das Malhas estão preparados para serem usados, conforme os modelos do livro. Não é necessário fazer alterações. O livro ensina a modelar as peças. São 120 páginas distribuídas em 6(seis) capítulos. Esses moldes básicos que acompanham o Livro, nunca devem ser usados diretamente. Você deverá usar o auxílio de um carbono ou então, um papel vegetal para tirar os gabaritos que você quer trabalhar.

No livro você encontra as tabelas de medidas para confecção de moldes infantis e de adulto, de agasalhos do tipo "moletons", com manga ragland-traçado morcego, ragland anatômico, ragland meia cava, casaco com cava reta, com franzido na gola, calças com elástico na cintura, entre outros modelos. Há um capítulo dedicado ao Elastano, que ensina a modelar maiôs básicos, clássicos, com tira cruzadas nas costas, com bojo, meia taça, como alterar o comprimento dos maiôs, como fazer moldes básicos para calcinhas, soutiens, tops, biquínis, assim como malhas para aeróbica entre outros. Há também um capítulo que ensina a modelar diversos tipos de camisas, assim como calças de moletom, com elástico na cintura, shorts, bermudas etc. E mais: vestido tubinho, diferentes tipos de camisolas, saída de praia, macacão de bebê, pijamas, roupão de banho entre outros modelos. 


Já domino o Método de Corte Centesimal e/ou o Sistema Moldecópia e quero me aperfeiçoar como modelista. O que devo fazer?

Exemplar do Informe da Moda

Para quem já conhece e trabalha com o Método de Corte Centesimal, ou com o Sistema Moldecópia, busca um aperfeiçoamento da técnica, e ainda criar roupas que são tendências da estação, indicamos o Informe da Moda.  Trata-se de um jornal de apoio aos cursos de modelagem e proporciona aos usuários do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia praticar a interpretação de modelos e se aperfeiçoar como modelista. A linguagem adotada é o desenho, o que contribui para uma rápida compreensão de como obter a modelagem a partir dos moldes básicos. Cada detalhe do modelo é considerado e você acompanha esse trabalho com segurança. 

Para nós, o Método de Corte Centesimal e o Sistema Moldecópia são a nossa "graduação". Já o Informe da Moda, é a nossa "Pós-graduação". Ele foi criado por Dora Mello Silva, em 1978, filha da criadora do Método de Corte Centesimal, e sua herdeira e responsável por dar continuidade ao Corte Centesimal. Desde a sua criação, foram mais de 200 edições do Informe da Moda, e cerca de 1.400 modelos de roupas. O Informe da Moda pode ser muito útil pra quem já trabalha com os nossos métodos e possui ateliês e confecções de roupas. 

Cada modelo vai acompanhado da sugestão de cor, tecido, além da explicação técnica para a construção da roupa. São oito modelos impressos, em folha do tamanho A4, colorido. Que fique claro, portanto, que o molde não vai pronto. Você mesma é que vai construir o molde, com as suas próprias medidas.

Em 2015 o Informe da Moda passou a ser vendido apenas avulso. Ele é enviado pelos Correios, impresso e colorido. Em 2015 foram dois exemplares do Informe da Moda: o Nº232, com oito modelos e o Nº 233, com 10 modelos. E em 2016, já foi lançado um exemplar, o número 234, que também já está disponível para venda na nossa loja virtual: www.centesimal.com.br. Se você quiser conferir os modelos, entre na nossa loja virtual www.centesimal.com.br e também aqui no nosso blog Modelagem do Vestuário. 



Informe da Moda de Junho de 2016. Nº 234.
Em 2015 o Informe da Moda passou a ser vendido apenas avulso. Ele é enviado pelos Correios, impresso e colorido. Em 2015 foram dois exemplares do Informe da Moda: o Nº232, com oito modelos e o Nº 233, com 10 modelos. E em 2016, já foi lançado um exemplar, o número 234, que também já está disponível para venda na nossa loja virtual: www.centesimal.com.br. Se você quiser conferir os modelos, entre na nossa loja virtual www.centesimal.com.br e também aqui no nosso blog Modelagem do Vestuário. 


Informe da Moda Nº232 - Maio de 2015

Modelos do Informe da Moda de Dezembro de 2015. Nº 233.

 Para quem quer colecionar o Informe da Moda, temos uma promoção dos últimos 42 números editados (Nº 190 até 231) - que vai de Fev. de 2007 até Dez. de 2014 - por R$ 200,00 + despesa de remessa. São mais de 300 diferentes modelos interpretados, prontos para serem executados. 

Pacote promocional do Informe da Moda
O Informe da Moda é a melhor maneira de se praticar a modelagem através do Método de Corte Centesimal e do Sistema Moldecópia e ainda por cima, acompanhar todas as tendências da moda. Colecione o Informe da Moda e tenha em mãos um ótimo curso de "interpretação de modelos". 

Atenção: O Informe da Moda é destinado para quem já utiliza um dos nossos dois métodos de modelagem de roupa: o Método de Corte Centesimal e/ou o Sistema Moldecópia.



Outros produtos de apoio ao ensino da Modelagem de Roupas:

Conjunto de Esquadro e Curva Francesa

Também temos conjunto de Esquadro e Curva Francesa que é feito em HDF. Esse conjunto de Esquadro e Curva Francesa é o mesmo que vai acompanhando o material do Método de Corte Centesimal. Portanto, se você adquirir o material do Método de Corte Centesimal, não há necessidade de comprar um conjunto separado.

O Esquadro tem por finalidade traçar os ângulos retos e marcar as linhas perpendiculares. Para isso, dois lados tem que ser usados simultaneamente, um na vertical e outro na horizontal. É usado pra traçar os retângulos de base, onde você irá construir o molde. A curva francesa dá apoio e proporciona harmonia nós traçados das curvas.

Para quem está começando e ainda não tem muita prática e segurança na confecção do molde, o que fazer?



Para ajudar as alunas e modelistas, no processo de aprendizagem e reciclagem, nós temos os Moldes.Miniatura (Mm-22). São feitos em cartolina e correspondem à miniatura exata do Moldecópia de adulto; são apresentados no tamanho manequim 22, P54, sendo: Corpinho e Calça – Frente e Costas, Gola, Manga e Saia. 


Roupas feitas com o Molde Miniatura. Tamanho 22. 

É muito prático exercitar a modelagem em tamanho miniatura: gasta-se pouco papel, proporciona maior comodidade para trabalhar, ocupa menor espaço numa mesa e poupa tempo. Como exercício, equivale a um trabalho feito em tamanho natural. Os Moldes.Miniatura também foram todos repaginados e ganharam uma nova diagramação gráfica.


Para a parte de Costura: 

Livro A Costura e Seus Segredinhos

Para a etapa de costura, nós temos o livro "A Costura e Seus Segredinhos". No livro você encontra as orientações básicas que toda iniciante deseja ter sobre costura. O livro não ensina a fazer correções de modelagem. Ensina a fazer algumas correções de costura. Cada capítulo abrange uma peça básica do vestuário, como corpinhos, golas, mangas, saias, calças etc. Ele orienta nos detalhes da interpretação de um modelo desejado, bem como sobre a montagem e acabamento de peças que, aliados ao aprimoramento contínuo, conduzem à alta-costura.

Para atender as Confecções: 

 Molde.Série

Para atender as confecções, temos o Molde.Série. Ele é um conjunto de moldes básicos no tamanho padrão utilizado na indústria para a confecção da peça piloto de um modelo. Ele contém o exclusivo “Sistema de Ampliação em Série”, que permite a obtenção dos demais tamanhos do mesmo modelo. Compõe o Molde.Série (MS): Conjunto de Moldes Básicos para adulto (corpinho frente e costas, calça frente e costas, saia, manga e gola) no tamanho 42, em MDF; Jogo de réguas auxiliares para ampliação e/ou redução e apostila da matéria. Atenção: O Molde Série é muito prático, porém a pessoa já deve conhecer bem e usar o Sistema Moldecópia para saber utilizá-lo. A apostila só ensina a usar as antenas para a ampliação. No livro do Sistema Moldecópia é onde você encontra as técnicas básicas de modelagem: transposições de pinça etc e tal.

Molde Didático Industrial (MDI) é uma versão mais completa do Molde.Série. Esse material contém: Moldes em MDF, no tamanho 42 - corpinho frente e costas, calça frente e costas, saia, manga e gola, Apostila e réguas do sistema de ampliação em série, além do Livro didático do Sistema Moldecópia + Jogo de escalas do Sistema Moldecópia e moldes-miniatura tam.22.


Para atender os cursos profissionalizantes:

Capa da apostila do SM Quali


Para atender Ongs e Prefeituras que promovem cursos voltados para a qualificação profissional de comunidades carentes, o Corte Centesimal criou o Sistema Moldecópia Qualificação Profissional (SM Quali), que possui um material didático específico para esse público. É apresentado em material muito mais simples e seu preço é bastante acessível, justamente para poder atender instituições que promovem cursos para comunidades carentes.

Contém uma apostila onde explica o básico da modelagem do vestuário através do Sistema Moldecópia – tabela de medidas, como tirá-las, explica o uso das Escalas e ensina a destacar cada molde básico; ou seja, saia, corpinho – frente e costas, calça – frente e costas, manga e gola, e ainda algumas variações dos mesmos. Um exemplar do “Informe da Moda” apresenta dois modelos interpretados. Os moldes básicos, para tamanhos infantis e de adultos, são fornecidos em papel (110g) e são obtidos através de carbono ou papel manteiga.Ele pode ser dado em 12 aulas, no tempo e no ritmo necessário para um bom aprendizado. Oferecemos um “Roteiro do Curso para Uso da Professora” para ajudar a instrutora a se preparar para ministrá-lo.

Para quem quer se tornar um(a) instrutor(a) do Corte Centesimal: 

Para quem já conhece e trabalha com um dos nossos métodos e tem interesse em lecionar na sua cidade, nós temos um curso por correspondência de aperfeiçoamento de Técnica de Ensino do Centesimal - Moldecópia (TEC-M) voltado para formação de instrutoras. Você faz o curso na sua casa, no seu ritmo e ao final você receberá um diploma de Instrutor(a) autorizado(a) a lecionar o método para o qual se candidatou. Como instrutor(a) do Corte Centesimal, você fará parte do nosso cadastro e assim, quando tivermos pessoas interessadas em ter aulas na sua região, poderemos te indicar. Além disso, você terá o nosso suporte técnico e descontos na compra do material. E no final do curso, fornecemos os certificados para que você possa passar para os (as) seus(suas) alunos(as). Para saber mais informações sobre esse curso, entre em contato conosco.
  
Mais informações:

Nosso site está em constante atualização. Estamos sempre trabalhando para melhorar ainda mais os nossos serviços e produtos. Se tiver alguma sugestão, mande pra gente! Participe!
E se você ainda tiver alguma dúvida, escreva para atendimento@cortecentesimal.com.br, informe também o seu CEP. 


Para não esquecer:
Instagram: @cortecentesimal
E-mail: atendimento@cortecentesimal.com.br

Telefone: (31) 3537-5292 (Mateus Leme, MG - Segunda a sexta, 9h às 18h)

Atualizado em Setembro de 2016